Qual a diferença entre o Café Arábica e o Robusta?
Olá amantes do café, aqui é o André e esse é o Café com Like, muita gente pergunta qual café é bom, é aquela parada de Arábica num é? Hoje vamos falar sobre os dois principais tipos de cafés que são produzidos, o Arábica e o Robusta…
Arábica e Robusta? O que são, onde vivem, de que se alimentam? Bom, arábica e robusta são dois tipos de árvores de café, e são as mais utilizadas para a produção do café no mundo, a produção de Arábica corresponde entre 60 a 70% da produção do café no mundo e os principais produtores de Arábica são Brasil e Colômbia…. No geral o Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, sendo claro, Brasil o primeiro, mas a produção de café no Vietnã é mais direcionada ao Robusta mesmo.
O Café arábica é um café um pouco mais requintado, podemos dizer assim, até um pouco mais fresquinho, por que ele possui algumas limitações em sua produção, por que ele precisa ser plantado a uma altura a partir de 600 ou 800 metros de altura, quanto o robusta, que aguenta qualquer parada vai de boa a menos que isso, tendo plantações em qualquer lugar, inclusive a nível do mar. Isso sem dizer que o robusta é muito mais resistente a pragas, diferente do arábica que não é tão resistente assim
Ta mas e ai? Se você diz que o Robusta é mais fortão e topzera, por que dizem que o Arábica é tão melhor?
Então, o Arábica por ser mais cheio das coisas, tem que ter um cuidado maior na produção, e todo esse cuidado, faz com que seja possível alcançar o melhor que aquele grão tem a oferecer. Ele tem muito mais notas sensoriais que o robusta, é mais adocicado e por ter uma gama maior de notas sensoriais, ele acaba alcançado notas maiores nas avaliações, podendo assim, conseguir uma classificação de gourmet. E é pelo café arábica que é possível encontrar aquelas notas de flor de laranjeira e acidez de cereja e fundo de pêssego. Portanto, por ter mais doçura, mais notas sensoriais, você acaba tendo um café mais fácil de tomar sem açúcar!
Por outro lado, o Robusta, como eu já disse, é muito mais resistente, é até mais fácil de ser produzido, porém, é mais difícil de agradar, porque ele tem menos doçura e o seu amargor é mais intenso, o robusta é o café que deixa um gosto mais pesado também. Mas as diferenças não param por aí, o Robusta tem uma diferença muito interessante que chega a ter o dobro de cafeína que o Arábica, então se você quiser um cafézão parrudo, bodybuilder BIRL, você pode estar interessado no robusta. O Robusta por sua maior solubilidade, também é utilizado na produção do café solúvel. Daí por ser mais fácil e barato de ser produzido, ele acaba sendo o café mais comum e por consequência, é o café que acaba indo pro mercado e, claro, não vai ter uma classificação maior, sendo tratado apenas como café tradicional.
Então quando você ver por aí café 100% arábica, você já sabe que aquele grão será possível obter muito mais notas sensoriais e ter uma experiência muito melhor.
MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA….. Existem muitos produtores que fazem blends dos dois tipos com a intenção de conseguir outras notas, tentando trazer o melhor dos dois mundos, um café mais intenso, mas com mais notas sensoriais, criando assim, uma outra experiência e que pode te surpreender.
Eu aconselho você experimentar, conhecer um café novo, procurar um café melhor e entender na prática a diferença entre os cafés. Não vamos ser preconceituosos com o robusta também, por que ele pode trazer algo diferente e as vezes a gente pode até acabar se apaixonando por algum blend.
Está gostando das curiosidades sobre o café? Veja nossos outros vídeos!